quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Exploração Infantil

Exploração Infantil


“— Eh, carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles . . .
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais
como se brincásseis!”

Manoel Bandeira




A exploração da criança e do adolescente têm sido temas constantes em jornais falados e escritos. Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes e pequenas cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo guloseimas; crianças trabalhando em lixões; como catadores de papel; em serviços de carvoarias; no corte da cana-de-açúcar; crianças sendo exploradas sexualmente etc.
A professora de Língua Portuguesa, Rosa Ângela, trabalhou com os alunos sobre esse tema com informações e valores junto à oralidade e à escrita de textos narrativos em prosa.
Os alunos tiveram  informações, gravuras, diversidade de gêneros a respeito do assunto para  depois produzirem textos com facilidade e entusiasmo.
Produziram os textos no laboratório de informática, fizeram mural, apresentaram peças de teatro criada por eles e escreveram cartas que circularam na escola abordando o assunto ou contando alguma reportagem que leram nos jornais.
Teve palestras com o Conselho Tutelar e apresentação na Feira Pedagógica da escola.